Olá visitante

sábado, 4 de junho de 2016

O MORCEGO BIBLIOTECÁRIO

A escritora Carmen Zita Ferreira deslocou-se ao JI do Choupal e apresentou alguns dos seus livros.
Nós andamos a preparar a sua visita muito entusiasmados. A convite da professora bibliotecária do Agrupamento Alexandre Herculano, exploramos o livro de Carmen Zita "O Morcego Bibliotecário". Os nossos amigos do JI dos Combatentes também exploraram o mesmo livro e juntaram-se a nós na receção à escritora.

Este é o livro que nos inspirou...não está ao contrário, Paulo Galindro desenhou o morcego  de pernas para o ar, porque está em descanso.
Muitas atividades surgiram a partir desta obra. As estagiárias Filipa, Magda, Sofia e Teresa contaram a história através de teatro de sombras. Foi espetacular. No fim também experimentamos contar uma história com as nossas sombras.



Ficamos muito curiosos sobre os morcegos e investigamos a vida destes mamíferos voadores.
Elaboramos um cartaz com as suas principais caraterísticas. Aprendemos onde vivem, o que comem, como se reproduzem e quais os seus predadores.
Visitamos as grutas de S. António e ficamos a conhecer um ambiente onde viveram morcegos há muitos anos.




Desenhamos morcegos muito divertidos, sobre suporte branco e outros sobre suporte preto.

Fizemos biscoitos de limão e de chocolate em forma de morcego.





Divertimo-nos a descobrir novas formas através da pintura simétrica com fios de lã. Posteriormente colorimos  os espaços com lápis de cera e completamos com desenhos. O resultado desta técnica é surpreendente e visualmente muito atrativa.
Aproximava-se o dia de recebermos a escritora e queríamos muito surpreendê-la com os nossos trabalhos. Como o entusiasmo continuava a ser grande, começamos a elaborar elementos para o cenário. Surgiu este morcego grande em 3D.

Morceguitos mais pequenos...

E mais outros com aproveitamento de materiais de desperdício.

Fizemos uma grande capa do livro.

Decoramos pisa-papéis dos quais escolhemos um para oferecer à escritora.
O saquinho com o presente para a CARMEN.



Aprendemos uma canção com adaptação de uma letra à música "Eu sou um coelhinho". Começava assim: "De orelhas bicudas /de pelo pretinho/ eu voo no escuro/ eu sou um morceguinho".
O grande dia chegou! Marcamos um caminho de morcegos para a Carmen não se enganar na porta.

Os nossos amiguinhos dos Combatentes tinham feito o morcego Ferradura, personagem principal da história. Resolvemos  colocá-lo estrategicamente junto à porta da entrada.

É verdade, também preparamos umas fatiotas a preceito e umas mascarilhas. Estava tudo a postos....CARMEN ZITA podes entrar!... Surpreendemo-la com a canção do morceguinho acompanhada de uma coreografia de asas a voar e  pernas para o ar. A Carmen gostou muito.

Carmen Zita encantou as crianças com a apresentação dos seus livros. Também cantou alguns poemas. Canta muito bem e tem uma voz melodiosa . Gostamos tanto que pedimos mais e mais e a Carmen fez-nos a vontade.
Surgiu um momento de grande ternura... " A Carmen é LINDA!", disse o Vasquinho. A Carmen ficou sensibilizada.

No final seguiu-se uma sessão de autógrafos nos livros adquiridos pelas famílias,  educadoras e assistentes. Adeus  Carmen, gostamos muito de ti. Volta sempre.


1 comentário: